Mulheres Levantai-vos!

Hoje é dia internacional da Mulher.
Tantas vezes se diz:
— "Existe um dia dedicado à mulher?!… Só pode ser porque a mulher está em crise, porque algo vai mal com a mulher".
Será mesmo assim? Que crise é essa que atinge a faceta feminina da humanidade? Sim, porque a mulher não é um ser isolado e distinto… é humana, tanto quanto o homem, completando, com ele, a espécie. Se há crise, portanto, nunca será uma crise da mulher mas da humanidade.
Dizer que actualmente não passamos por uma "crise de crescimento", com perda da identidade, do rumo… e de algo mais, seria negar o que é por demais evidente. Foram os nossos antepassados que lançaram esta sociedade à deriva; nós apoiá-mo-los porque até eram pessoas muito inteligentes que tinham uma ciência feita de certezas e já não precisavam de Deus. Já Zaratustra profetizara que diante da morte de deus o universo ficaria à deriva sem saber para onde ir. E agora?…

Bem, agora como sempre Deus pode mais, infinitamente mais que a nossa pequenez, que o nosso egoísmo. Deus não morre porque é Vida eterna. Jesus, o homem Deus, morreu mas ressuscitou e a morte já não tem domínio sobre Ele. É nesta palavra verdadeira do Pai que encontramos o caminho da vida, ontem como hoje e sempre. Jesus é o caminho das mulheres, dos homens, de todo o Universo. Ele que manifestou o amor que é o Pai, continua a dizer-nos: "Levantai-vos! Não vos deixeis abater pela tristeza, pelo medo, pela morte. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". O segredo está em ser como Jesus, que pôs o amor como tónica da vida toda, o amor levado até ao extremo de dar a própria vida para que nós a encontrassemos!

Tantas mulheres dão vida com a sua vida. Não apenas as que são mães biológicas mas todas as outras que dão o que têm e o que são por amor da humanidade, numa maternidade universal que levanta o mundo. A todas estas mães queremos abraçar, felicitar, festejar.
O dia Internacional da Mulher é dia de festejar a beleza do amor de Deus que se manifesta em cada mulher que assume ser mãe da humanidade. Não duma humanidade abstracta e indistinta, mas de cada pessoa concreta que passa nos caminhos da vida e a quem dá um pedacinho de Deus… porque Deus é amor!