«Antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de deixar este mundo para ir para o Pai. E ele, que amou sempre os seus que estavam no mundo, quis dar-lhes provas desse amor até ao fim. Estavam a cear. O Diabo já tinha metido na cabeça de Judas, filho de Simão Iscariotes, a ideia de atraiçoar Jesus. Jesus sabia que o Pai lhe tinha dado toda a autoridade. Sabia que tinha vindo de Deus e que voltaria em breve para Deus. Levantou-se então da mesa, tirou a capa e pegou numa toalha que pôs à cintura. Depois deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha. Quando chegou a Simão Pedro, este disse-lhe: "Senhor, tu vais lavar-me os pés?" Jesus respondeu-lhe: "O que eu faço, tu não o podes entender agora, mas hás-de compreendê-lo mais tarde." Pedro insistiu: "Nunca hei-de consentir que me laves os pés." Jesus respondeu-lhe: "Se eu não te lavar, não podes partilhar da minha vida." Simão Pedro replicou: "Senhor, nesse caso não me laves só os pés, mas também as mãos e a cabeça!" Disse-lhe Jesus: "Aquele que já tomou banho está limpo, e não precisa de lavar senão os pés. Vocês estão limpos, mas não todos." Jesus sabia qual era o discípulo que o havia de atraiçoar. Por isso disse: "Nem todos estão limpos." Depois de lhes lavar os pés, Jesus pôs a capa pelas costas e sentou-se de novo à mesa. Então perguntou-lhes: "Compreendem o que eu acabo de vos fazer? Vocês chamam-me Mestre e Senhor. E têm toda a razão, porque o sou. Se eu, que sou Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vocês, de agora em diante, devem lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como eu fiz, o façam vocês também uns aos outros."»
(Jo 13)