UMA PEREGRINAÇÃO SOB O SIGNO DA VOCAÇÃO


Caros Diocesanos:
Escrevo-vos esta breve mensagem para vos convidar a participar na peregrinação anual da nossa Diocese ao Santuário de Fátima, à casa da Mãe e Padroeira, no próximo dia 25 de Março.
QUE SENTIDO QUEREMOS DAR ESTE ANO À NOSSA PEREGRINAÇÃO? Ela insere-se dentro dos objectivos da vivência da Quaresma e do Ano Pastoral, tais como os referi na mensagem quaresmal: “Os 40 dias da Quaresma, a caminho da Páscoa, são um tempo que Deus nos oferece como tempo privilegiado de graça, de verdade, de libertação para reencontrarmos o gosto de Deus, a alegria de viver, a frescura da nossa fé e do nosso amor... É um tempo propício para descobrir e aprofundar a graça, a beleza e a alegria da nossa vocação cristã na Igreja e no mundo.”A peregrinação é pois um acontecimento espiritual, uma “grande viagem interior” no coração de todos e da Igreja Diocesana no seu conjunto, para renovar a vitalidade da fé e da vocação, juntamente com Maria, Mãe da Igreja.
PEREGRINAR À DESCOBERTA DO SENTIDO DA VOCAÇÃO! É um momento forte na vida da nossa comunidade, que se inspira no tema da “vocação” cristã.Na peregrinação fazemos a experiência de que há algo que ainda não alcançamos e para o qual caminhamos. No caminhar em oração e recolhimento torna-se clara – e interiorizamos – a meta da nossa vida: “a vocação à qual Deus, lá do alto, nos chama em Jesus Cristo” (Fil. 3,14). E é tonificante para nós termos sempre diante dos nossos olhos esta meta – vocação em todo o nosso agir. Este é um dos apelos da Mensagem de Nossa Senhora em Fátima. A Nossa Senhora, no dia da Peregrinação, queremos confiar todas as gerações: as crianças, os adolescentes, os jovens e adultos, os que sofrem, todas as vocações que estão a germinar, todos os corações nos quais o Senhor fala silenciosamente chamando ao dom de Si para o serviço de Deus e aos irmãos.Queremos pedir a Deus, por intercessão de Maria, o dom de novas vocações de especial consagração, sobretudo ao sacerdócio ministerial. E que, no termo da peregrinação, todos nós sejamos mais capazes de corresponder à vocação própria de cada um, vivendo-a com mais profundidade, alegria e beleza.Eia, pois, irmãos e irmãs, ponhamo-nos a caminho como peregrinos! A Igreja Diocesana de Leiria-Fátima e o seu Bispo contam convosco no dia 25! A quantos não podem participar fisicamente convido-os a acompanharem a peregrinação com as suas intenções e a sua oração.


Um abraço fraterno do vosso Bispo,† António Marto




Estamos em Peregrinação...

Aguardam-se ecos!