O SENHOR apareceu a Abraão junto dos carvalhos de Mambré, quando ele estava sentado à porta da sua tenda, durante as horas quentes do dia. Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra e disse: «Meu Senhor, se mereci o teu favor, peço-te que não passes adiante, sem parar em casa do teu servo. Permite que se traga um pouco de água para vos lavar os pés; e descansai debaixo desta árvore. Vou buscar um bocado de pão e, quando as vossas forças estiverem restauradas, prosseguireis o vosso caminho, pois não deve ser em vão que passastes junto do vosso servo.» Eles responderam: «Faz como disseste.»...
«Onde está Sara, tua mulher?» Ele respondeu: «Está aqui na tenda.» Um deles disse: «Passarei novamente pela tua casa dentro de um ano, nesta mesma época; e Sara, tua mulher, terá já um filho.»

Um hino à hospitalidade... se na parábola do Samaritano Cristo nos exortava à compaixão pelos que estão caídos nas valetas da vida, parece-me que este texto vai mais longe.
Fala de sair do nosso lugar para ir ao encontro de todos(as) e dar a cada um(a) aquilo de que precisa e que podemos dar... Se é verdade que a melhor parte está na escuta da Palavra de Deus é esta mesma Palavra que nos impele a ser as mãos e os pés do amor criador da paz!
E o Senhor não fica indiferente aos nossos gestos. A seu tempo Ele mostra que, de facto, jamais esquece a aliança que fez com cada vida humana!