«... a fé é garantia das coisas que se esperam e certeza daquelas que não se vêem. Foi por ela que os antigos foram aprovados. Pela fé, sabemos que o mundo foi organizado pela palavra de Deus, de modo que o que se vê provém de coisas não visíveis... e quem se aproxima de Deus tem de acreditar que Ele existe e recompensa aqueles que O procuram.
... Pela fé, Abraão, ao ser chamado, obedeceu e partiu para um lugar que havia de receber como herança e partiu sem saber para onde ia. Pela fé, estabeleceu-se como estrangeiro na Terra Prometida, habitando em tendas, tal como Isaac e Jacob, co-herdeiros da mesma promessa, pois esperava a cidade bem alicerçada, cujo arquitecto e construtor é o próprio Deus.»

Pela fé tantas mulheres e homens, no decurso da história, "conquistaram reinos, exerceram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza, recobraram a força, tornaram-se fortes na guerra, e puseram em fuga exércitos estrangeiros... recuperaram os seus mortos por meio da ressurreição. Alguns foram torturados... outros sofreram a prova dos escárnios e dos flagelos, das cadeias e da prisão. Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada; andaram errantes cobertos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, atribulados e maltratados..."
«Por isso, Deus não se envergonha de ser chamado o «seu Deus», porque preparou para eles uma cidade.»

Faltar-me-ia o tempo se quisesse falar de todos os momentos nos quais me senti a dar um passo em frente, a fazer uma escolha tendo como única certeza a Palavra de Deus que me dizia: "Levanta-te! Tens ainda um longo caminho a percorrer. Vai, confia, arrisca... não te inquietes, nem se perturbe o teu coração que eu vou à tua frente preparar-te um lugar..."