Ecumenismo

Ainda se fala da palavra com estranheza.
Para algumas pessoas, mesmo para muitas das mais novas, é ilustre desconhecida!

Mas fala-se e já isso é um progresso notável.
A etimologia fala-nos do oikos (casa) e da comunhão.

E o que é isto da
casa da comunhão ou da casa de todos?

Eu vejo o
estar em casa como um estar bem, um sentir-se acolhido, amado, com espaço para se ser e, partindo deste bem-estar, criar/ser o mesmo recanto de amor para o outro que é comigo!

O oikos é o lugar da consolação onde cada um e cada uma pode ser o que é sem medo nem fingimento.


Sabemos que este lugar - sobretudo ao nível macro - não existe ainda, mas eu creio e sei que não é estado inatingível!
Vivo para este sonho: na minha vida, na dos que me rodeiam - família, amigos, comunidade crente, país, mundo... e sei que o sonho faz o mundo girar e a fé realiza o impossível.

Em semana de Oração pela Unidade entre os cristãos visitei com o grupo da catequese a comunidade Evangélica Baptista local. Parece-me importante promover contactos para que a familiaridade possa surgir e ganhar terreno.
Há muito a fazer, há um longo caminho a percorrer... e esta dificuldade só pode ser razão de nos Levantarmos quanto antes.

A Palavra que me move - "Levantai-vos! Vamo-nos daqui!" (Jo 14,31) - tornou-se, em ocasião particular, Palavra significativa. Encontrei-a numa semana como esta quando rezava os textos propostos em conjunto pelas comunidades cristãs. Descobri estes dias que nesse ano (2004) pela primeira vez na História esses textos eram publicados oficialmente em conjunto.

Fico grata a Deus por esta presença da unidade no meu caminho e faço minha a prece d'Aquele que nos Une: "Para que todos sejam um só, como Tu, Pai, estás em mim e eu em Ti; para que assim eles estejam em Nós e o mundo creia que Tu me enviaste... que sejam um, como Nós somos Um"