Notícia da semana
Rosh Hashanah

O ano novo judaico começou hoje ao pôr do sol, altura em que o calendário assinala o ano de 5770. Este calendário começa, de acordo com a tradição judaica, com a criação do mundo e é o mais antigo das três religiões monoteístas.
Da religião, frequentemente relegada para segundo plano, chegam-nos esta semana dois bons exemplos a assinalar!

No estado da Virgínia, nos Estados Unidos da América, uma das comunidades islâmicas cumpre os preceitos devocionais do ramadão no interior de uma sinagoga, dada a reduzida dimensão das suas mesquitas.
E é de notar que a ligação entre as duas comunidades ultrapassa muito a mera cedência de espaços!
Segundo o rabino local esta partilha e proximidade abre à verdadeira comunhão, pois "só conhecemos verdadeiramente as pessoas quando as recebemos em casa, aprendemos a reconhecê-las e aprendemos o nome dos seus filhos".

Mais a sul, e noutro continente, é nomeado para o Achievement Award [prestigiado prémio do The Guardian] o Padre Maurício Canuto director da Rádio Ecclesia de Angola. Segundo o prestigiado jornal britânico esta é a única estação de rádio independente que desempenha um papel fundamental na promoção da liberdade de informação, na divulgação de casos de abusos de direitos humanos e de corrupção!
O prémio será anunciado a 19 de Novembro e todos os interessados podem participar na votação através do site www.guardian.co.uk/achievementsaward.

E quanto a nós… alegramo-nos com tudo isto e louvamos o Senhor que nos criou!