Notícia da semana
O Muro que já não é…

Angela Merkl, actual chanceler da Alemanha unida, não se cansou de
afirmar ter sido o 9 de Novembro de 1989 o dia mais feliz da sua vida. E imagino quanto!
Vivi de perto, com o coração entenda-se, o drama dos povos de Leste. Era evidente, na época, como este muro divisório simbolizava a cortina de ferro que lhes impedia a liberdade.

Ou, mais ainda que um símbolo, para quem lá perdeu a vida ou convivia diariamente com a presença esmagadora de tal realidade… chegou a parecer um tormento interminável!
Daí a alegria, a felicidade de quem o viu cair, pois
com o Muro quantas angústias e tormentos caíram!
A Europa não é perfeita ainda, mesmo no que respeita à igualdade entre os povos. Mas sem dúvida que foi dado um grande passo neste dia.
E quem o deu? O povo e não os governantes!
Não entro em críticas nem leituras políticas… mas fica uma leitura real: o Reino de Paz, de Justiça e de Verdade que Alguém anunciou continua a crescer, paulatinamente, pela acção dos que tantas vezes são tidos por insignificantes, mas que acreditam e vencem!

Também por isto é momento de alegria para nós os crentes.
Na minha infância vivia fascinado pela ideia de que Deus poderia libertar os povos de Leste graças à oração realizada em qualquer parte do mundo.
Aprendi-o na família que me contava os diálogos de Maria com os Pastorzinhos de Fátima.
E rezava com muito entusiasmo e fé! Parece que valeu a pena! Com a oração lançamos a semente para os nossos irmãos de leste alcançarem, primeiro a coragem, depois a liberdade!