Voz do Vaticano
Deus Caritas est

… a verdade é logos que cria diálogos
e, consequentemente, comunicação e comunhão

No texto da Encíclica, a verdade é tema dominante.
Já o temos referido e, nunca é demais salientar, a estranheza do vocábulo nos tempos que correm! É precisa coragem, parece-me, para o apresentar de forma tão arrojada.
Se a recusamos, apenas por estar démodée, arriscamo-nos à incapacidade de construir uma visão do real abrangente e completa.
Diz-nos o Papa que a verdade, tão repudiada ou olvidada, tem a capacidade de criar comunhão!
Parece estranho!… A verdade pode ser - porque tem capacidade para tal, se o quisermos - luz orientadora da vida. Ainda assim, temo-la entendido como entediante porque pode contrariar o que me apetece, ou divisora porque nem sempre tenho a mesma visão do meu vizinho.
Mas se eu a busco, se tu a buscas… se nós a buscamos… arriscamo-nos a dialogar, a partilhar essa procura, a comunicar e, pelo diálogo, a encontrar a certeza de que precisamos para viver!