Crónica da Semana

Pedofilia na Igreja Católica

Um pouco por toda a parte, a imprensa não se tem cansado de noticiar as denúncias de pedofilia envolvendo membros do clero católico.
Às críticas acesas e indignação de uns, mescladas com algumas contradições e acusações precipitadas, respondeu a imprensa católica e o próprio Vaticano e Conferências Episcopais com a normal e legítima atitude defensiva e um ou outro, subreptício, pedido de indulgência.

Abusar ou utilizar outras pessoas para fins egoístas é profundamente errado em qualquer cultura ou religião e, mais ainda, na religião professada pelos Católicos que anuncia uma nova forma de estar em sociedade baseada no Amor.
Não é por seguirem religiosamente, passe-se o pleonasmo, o Cristianismo que alguns ou muitos elementos da Igreja cometem abusos todos os dias - é, antes, por se desviarem dos ideais mais caros a um certo Jesus de Nazaré.
Note-se, ainda, que ser Igreja (Católica ou de outra confissão Cristã), felizmente, não é algo que esteja confinado ao Clero e abusar do outro, infelizmente, não é algo que se limite a forçar actos sexuais…

A meu ver, os casos que têm vido a lume, verdadeiros ou não, não descredibilizam uma religião repleta de valores e vivida por milhões de pessoas na sua integridade!
Mas a sociedade civil ainda não identifica o Povo de Deus com a Igreja… talvez porque a própria estrutura e hierarquia não o faça realmente. Terá chegado o tempo?
Por outro lado, mais ou menos claramente, é questionada a moral que a Igreja/Hierarquia tem transmitido - por vezes quase imposto - nomeadamente em matéria de sexualidade.
Quanto a isto parece-me obvio, o que sempre me pareceu: o que se questiona hoje (e já se questionou antes) não é o Cristianismo mas a Cultura Ocidental, a Cultura greco-romana na qual se apoiou, há dois mil anos, esta corrente religiosa usando-a como veículo de transmissão. E o que deveria ser um veículo apenas tornou-se mais do que isso, tornou-se elemento sincretista a impor os seus ideais.
A História - ou o dedo de Deus!? - tem-se encarregado da depuração e estará, neste tempo de mudança, a dar mais um passo nesse sentido!