Crónica da Semana
Veio, Viu e (con)Venceu

A semana que termina começou com grande expectativa pela visita do Papa da Igreja Católica. Agora que regressou ao Vaticano creio bem que Bento XVI pode repetir a máxima romana - Veni, vidi, vinci.
Uma nuvem densa e negra ofuscava a imagem de Josef Ratzinger e nem os cinco anos de pontificado a faziam dissipar - ao menos para os mais distraídos! A proximidade, o contacto visual, a escuta da mensagem transformou a opinião de crentes e não crentes, de católicos e não católicos. Hoje, paira na nação um sentimento geral positivo relativamente e Bento XVI.

À recente polémica sobre os escândalos da pedofilia, não se furtou com falsas desculpas nem supostas perseguições. Congratulou-se com o centenário da República, elogiou a cultura lusa e mostrou-nos caminhos de expansão europeia. Mostrou à Igreja Portuguesa estratégias renovadas de abertura, de diálogo, e aceitação da verdade e da beleza que existe fora dos muros do Catolicismo. E alertou para o cuidado de o sal se não tornar insípido! Por fim, deixou o apelo cristão mais contundente: Ide! E fazei da vossa vida um lugar de beleza!

Em alguns aspectos ficou um tanto aquém do que esperava, o que não impede uma percepção final positiva e a certeza de ter aprendido da sua sabedoria, intelectualidade e maturidade.