Confissão de Jeremias
... que estes dias fazemos nossa

"Seduziste-me, SENHOR, e eu me deixei seduzir!
Tu me dominaste e venceste.

Sou objecto de contínua irrisão, e todos escarnecem de mim.
A palavra do SENHOR tornou-se para mim motivo de insultos e escárnios, dia após dia.
A mim mesmo dizia: «Não pensarei nele mais! Não falarei mais em seu nome!» Mas, no meu coração, a sua palavra era um fogo devorador, encerrado nos meus ossos. Esforçava-me por contê-lo, mas não podia.

Ouvia invectivas da multidão: «Cerco de terror! Denunciai-o! Vamos denunciá-lo!»
Os que eram meus amigos espiam agora os meus passos: «Se o enganarmos, triunfaremos dele, e dele nos vingaremos.»

O SENHOR, porém, está comigo, como poderoso guerreiro. Por isso, os meus perseguidores... não hão-de prevalecer... Tu, SENHOR do universo, examinas o justo, sondas os rins e os corações... a ti confiei a minha causa!
Cantai ao SENHOR, glorificai o SENHOR, porque salvou a vida do pobre da mão dos malvados.

Maldito seja o dia em que eu nasci!Não seja abençoado o dia em que minha mãe me deu à luz! Maldito seja o homem que anunciou a meu pai: «Nasceu-te um menino; alegra-te por ele!» Seja este homem como as cidades que o SENHOR aniquilou sem piedade. Ouça gritos de manhã e o fragor da batalha ao meio dia. Porque não me deu Ele a morte no ventre materno? Então, minha mãe teria sido o meu túmulo e o seu ventre permaneceria grávido para sempre! Porque saí do seu seio? Somente para contemplar tormentos e misérias, e consumir os meus dias na confusão?"
(Jr 20, 7-18)