"Deixai-vos sempre guiar pelo Espírito (…). Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei." (Gl 5,16.18)
“Fostes chamados para a liberdade“.
É o anúncio que Paulo de Tarso dirige aos cristãos das várias comunidades da Galácia. Um anúncio que faz lembrar as palavras de Jesus, quando ele disse que nos tornaria “verdadeiramente livres”.

Livres do quê? Os cristãos da Galácia tinham ficado livres das prescrições legais da lei de Moisés. Essa libertação se estendeu depois a todos os cristãos. Mais ainda, nós ficamos livres do pecado e das suas consequências: os nossos medos, a busca desenfreada dos nossos interesses, os condicionamentos culturais, as convenções sociais… É por isso que somos livres quando observamos as normas de conduta social e religiosa do cristianismo; para nós, não pesam como imposições vindas de fora.
Temos uma lei nova: “a lei de Cristo”, como a define Paulo. Ela está inscrita em nosso próprio coração, nasce no interior da pessoa renovada pelo amor de Cristo: uma “Lei de liberdade”. Uma lei que, ao mesmo tempo, nos dá a força para atuá-la.
Somos livres porque guiados pelo Espírito de Jesus que vive em nós. Daí o convite:

"Deixai-vos sempre guiar pelo Espírito (…). Se, porém, sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei."


Texto de Chiara Lubich