Palavra de Deus
"Naqueles dias,
o Espírito entrou em mim e fez-me levantar.

Ouvi então Alguém que me dizia:
«Filho do homem,
Eu te envio aos filhos de Israel,
a um povo rebelde que se revoltou contra Mim.
Eles e seus pais ofenderam-Me até ao dia de hoje.
É a esses filhos de cabeça dura e coração obstinado
que te envio, para lhes dizeres:
‘Eis o que diz o Senhor’.
Podem escutar-te ou não
 porque são uma casa de rebeldes ,
mas saberão que há um profeta no meio deles»."
(Ez 2,2,-5)

Ezequiel viveu entre os séculos VII e VI a.C. Uma época, à primeira vista, muito diferente da nossa.
Mas quando nos detemos em textos como este, encontramos outra realidade sob a capa da tecnologia, do progresso, do avanço da ciência: o espírito humano é o mesmo, o Espírito do Senhor é o mesmo e continua a entrar em cada pessoa e a levantá-la para que vá e O anuncie.
Ezequiel ouviu a Palavra e foi, conforme o envio do Senhor não obstante a certeza da rebeldia e obstinação dos seus interlocutores.

Ontem como hoje o anúncio não pode parar: urge a confiança n'Ele que infunde esperança mesmo diante da maior das dificuldades, urge o cuidado pelos outros e ao serviço a cada irmão e irmã que pode ser alavanca para superar toda e qualquer crise social ou económica!

Ainda que ninguém o queira ouvir Deus continua a querer fazer-se presente para bem dos seus. E não paramos nem desistimos porque é na debilidade de um anúncio que parece infrutífero que se revela o Yehezq'el, o Deus que dá força!